Geleia real: Saúde e longevidade ao seu alcance!






Os produtores rurais brasileiros mostram diariamente sua competência na produção de insumos e alimentos. Um deles é a geleia real. Com a eficiência da nossa agropecuária, o Brasil colhe sucessivos bons resultados nas estratégias de manejo e na produção desse superalimento.


Mas, o que é geleia real?






A geleia real, um produto natural produzido pelas abelhas, é o alimento da rainha durante toda a sua vida e das larvas de operárias e zangões durante seus primeiros dias de vida.


Quais os benefícios?


a geleia real é um super alimento, revitalizante e reativador das funções vitais. Quando se compara o tempo de vida da operária (aproximadamente 42 dias) com a vida da rainha (aproximadamente 5 anos), comprova-se os poderes vitais da geleia real.

Estudos médicos indicam efeitos positivos com o uso da geleia real no tratamento de anorexia, enxaquecas, fadiga, além de efeitos terapêuticos para várias doenças, como a redução dos efeitos da radiação em ratos com tumores induzidos.

Quando tomada via oral, é um estimulante do organismo e vitalizadora dos órgãos em geral; também é utilizada no tratamento de pele com fins cosméticos e para aumentar a resistência do organismo às infecções em geral.


Como consumir geleia real?






Recomenda-se o consumo de geleia real em dose sublingual para evitar que entre em contato com os sucos gástricos do sistema digestivo. Essa prática aumenta a absorção da geleia real que se dissolve abaixo da língua. As doses recomendadas são variáveis, entre 15 mg e 1.000 mg diárias para adultos, reduzindo-se a quantidade para crianças, conforme a idade.



Não existe contra-indicação em relação ao consumo de geleia real. Ela é um produto com grandes perspectivas para o futuro, sendo de grande interesse para as indústrias alimentícia e de cosméticos e, também para fins terapêuticos.


Qual a sua composição?


Contém uma grande quantidade de ácidos orgânicos juntamente com açúcares, proteínas, vitaminas, aminoácidos, gorduras e água. Pode-se dizer que a geleia real é um super alimento, revitalizante e reativador das funções vitais.

Estudos indicam efeitos positivos com o uso da geleia real no tratamento de anorexia, enxaquecas, fadiga, além de efeitos terapêuticos para várias doenças, como a redução dos efeitos da radiação em ratos com tumores induzidos.


Como é produzida?





As abelhas nutrizes ou amas produzem o alimento larval a partir das glândulas hipofaringeanas (o componente claro protéico) e das glândulas mandibulares (o componente branco leitoso, rico em gorduras boas).

As larvas eleitas para serem rainhas recebem quantidades iguais dos dois componentes durante todo seu desenvolvimento, daí a denominação de geleia real.

As larvas de operárias e zangões, durante os dois primeiros dias de vida, recebem de 20 a 40% do componente branco mais uma mistura de mel e pólen e, a partir do terceiro dia, este componente é substituído pelo componente protéico (claro).

Uma larva eleita para ser rainha recebe em torno de 25% a mais de geleia real que uma larva de operária. Além da quantidade de geleia real recebida pela larva eleita para se tornar rainha, outra diferença marcante é o berço real ou realeira.

Nos alveólos de operárias e de zangões, a posição da larva é horizontal, ao contrário das larvas de rainha, que ficam em posição vertical dentro da realeira. A realeira possui grande espaço interno que permite o maior desenvolvimento do abdômen da rainha. Essa posição permite que as abelhas nutrizes ou amas identifiquem a quantidade de alimento fornecido para a larva eleita, além de feromônios específicos produzidos pela larva escolhida.


A produção de geleia real por colônia é de, aproximadamente, 6 a 8 g por quadro porta-cúpulas a cada extração realizada (3 dias). Cada cúpula tem, aproximadamente, 200 mg de geleia real estocada. O apicultor, com 200 ou 250 colmeias, tem a capacidade de produzir, mensalmente, aproximadamente, 10 a 11 kg de geleia real.

A produção de geleia real é pouco difundida no Brasil, mas em outros países, com destaque para a China, é um importante produto de exportação da apicultura.


Onde posso encontrar?


pode ser encontrada em diversas formas e locais, como lojas de produtos naturais, farmácias e até em feiras livres. É comum encontrá-la em forma de gel, ampolas, liofilizada, em pó ou cápsulas.

Locais para encontrar Geleia Real:
Lojas de Produtos Naturais:

São um local comum para encontrar uma variedade de Geleia Real, incluindo a em forma de gel, pó e cápsulas.
Farmácias o lojas online:

Muitas oferecem Geleia Real, especialmente em forma de cápsulas ou ampolas.
Feiras Livres:

Em algumas feiras livres, é possível encontrar produtores de apicultura que oferecem Geleia Real diretamente.


Tipos de Geleia Real:


Geleia Real Liofilizada:

É uma forma de Geleia Real que é congelada e desidratada, o que a torna mais estável e fácil de armazenar, podendo ser encontrada em cápsulas.
Geleia Real em Gel:

É a Geleia Real na sua forma mais natural, geralmente vendida em frascos de vidro.
Geleia Real em Pó:

É uma forma de Geleia Real que é triturada e transformada em pó, podendo ser adicionada a bebidas ou alimentos.
Geleia Real em Ampolas:

São ampolas que contêm Geleia Real líquida, geralmente vendidas em caixas.
Mel com Geleia Real:

É uma combinação de mel com Geleia Real, que pode ser consumido como um suplemento alimentar.

A Instrução Normativa no 3, de 19 de janeiro de 2001, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aprovou os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade da geleia real e da geleia real Liofilizada, que nos oferecem orientações sobre questões legais e condições essenciais para se obter uma produção segundo parâmetros técnicos e com padrões higiênicos essenciais. A legislação referente aos produtos das abelhas está disponível no site do MAPA: www.agricultura.gov.br

REFERÊNCIAS:

www.agricultura.gov.br

https://sistemafamato.org.br/senarmt/wp-content/uploads/sites/2/2023/09/Colecao-128-SN-Geleia-Real-Producao-de-Geleia-Real.pdf

Comentários