O Nó, Ato Humano Deliberado: A verdade sobre a vassoura de bruxa!




"O Nó: Ato Humano Deliberado" do pesquisador, roteirista, produtor e diretor Dilson Araújo, foi feito no Brasil em 2012, é um documentário investigativo e de denúncia. 

Foi lançado durante o Festival de Cinema Baiano no mesmo ano, um evento com divulgação nacional, como filme convidado. A obra além de trazer uma denúncia sobre a ação que devastou a produção cacaueira do sul da Bahia no final dos anos 80, destaca a história e a sua importância para a cultura e economia daquela região.

A introdução criminosa da doença vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau do sul da Bahia e o fracasso da intervenção do governo brasileiro através do Programa de Recuperação da Lavoura ocasionaram um desastre socioeconômico e ecológico sem precedentes, destruindo as vidas e os sonhos de milhares de famílias de trabalhadores rurais, cacauicultores e comerciantes. 

O evento extinguiu centenas de postos de trabalho, provocou o êxodo de aproximadamente 800.000 homens, mulheres e crianças que moravam nas fazendas e ainda quebrou a economia de quase cem municípios.

As consequências da catástrofe continuam repercutindo desde 1989 e afetam uma importante zona biogeográfica, onde vivem quase três milhões de pessoas. Aborda o fato a partir das evidências e dos argumentos científicos contidos nos relatos dos depoentes e em documentos oficiais. 

Ele tem como base uma vasta documentação, desconhecida pela maioria das pessoas e levantada pelo diretor, quando ele iniciou a pesquisa. Esses documentos revelam fatos graves que são apresentados detalhadamente na película.

O documentário choca não só os cacauicultores, mas também a sociedade da época que teve a sua vida impactada por esse crime. É importante continuar a exibi-lo de maneira ampla pois a denúncia apresentada no documentário é de interesse público.

Assista o documentário completo:



Comentários